Domingo, 17 de janeiro de 2010.

Certo dia estava conversando com uma amiga sobre "Projetos de Vida". Compartilhamos nossas opiniões a respeito desta prática entre cristãos. Durante nossa conversa fui despertada pelo Senhor a meditar sobre a verdadeira razão e a maneira correta de se fazer um Projeto de Vida. Quero compartilhar com vocês este ensinamento simples e fundamental.



PLANOS DE DEUS





No início de cada ano é muito comum repensar a vida, estabelecer novas metas, fazer promessas e propósitos de mudança, renovar as esperanças de tempos melhores. Os novos ventos que a virada de ano traz são motores que nos impulsionam em alegria. Muitas igrejas cristãs realizam cruzadas em favor dos chamados projetos de vida, nos quais sonhos, planos e projetos para um ano inteiro são apresentados a Deus.



Planejar é uma atitude que o Senhor aprova. Ele mesmo, desde o começo da história tem apresentado planos para aqueles que O servem. Deus apresentou Seu plano de salvação a Noé, o instruindo sobre a construção da arca. O povo de Israel foi livre do Egito porque Moisés cumpriu o plano de Deus para aquela situação. Guerras foram vencidas pelo povo de Israel pois Jeová revelou planos e projetos de batalha ao rei Davi. A construção do Templo pelas mãos de Salomão foi um plano do Senhor, executado pelo Seu poder. Por muitas gerações Deus anunciou Seu maior plano aos profetas. O Plano de Salvação na pessoa de Jesus é um grande e forte exemplo de que planejar é uma atitude que o Senhor aprova.

Em todos estes planos vemos que não há co-autores, isto é, Deus escreveu todos estes planos sozinho. Ele escolheu pessoas que fizessem parte da execução dos planos e não da elaboração deles. Eis neste fato o sucesso de todos os planos de Deus. Planos de sucesso são genuinamente de Deus, sem interferência da ação humana, do nosso jeitinho de resolver as coisas, sem o tempero dos nossos pecados. Somos limitados, não oniscientes. Se resolvermos agir sem a companhia de Deus estamos fadados ao declínio, como o próprio Jesus nos diz em João 15:5. Não podemos fazer nada sem a presença do Senhor. Precisamos planejar nossos dias na dependência Dele, pois somente Ele sabe o que nos espera no amanhã (Tg 4:13,14). A Bíblia nos instrui a planejar esperando pela confirmação do Senhor: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”. (Pv 16:1)

Todas as vitórias, conquistas de promessas e milagres, fatos relatados na Bíblia são acompanhadas do “sim” de Deus. O mesmo deve acontecer com sonhos e projetos que guardamos em nossos corações. A avaliação e aprovação de nosso Pai devem vir antes de qualquer passo que tomemos em direção a realização dos nossos desejos, pois assim evitamos a frustração, o engano e as ciladas de Satanás. Se queremos alcançar alegria plena e paz perfeita devemos confiar, obedecer e nos submeter aos planos de Deus (Is 55:8,9 e Jr 9:11).

Se você fez ou ainda fará seu Projeto de Vida para 2010, entregue seu futuro, cada sonho, todos os projetos e planos nas mãos de Deus e permita que Ele te instrua e dirija os seus passos (Sl 25:12).


Graça e paz,
Leíze Oliveira Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar sua opinião!